O que é Schema Markup e como ele pode melhorar o SEO de seu SiteBlog

O que é Schema Markup e como ele pode melhorar o SEO de seu Site/Blog?

  • Post last modified:25 de janeiro de 2023
  • Post category:Artigos / Dicas

Você já ouviu falar sobre Schema Markup? O uso destes Recursos, tem ganhado cada vez mais importância no mundo do SEO, e é fundamental para quem deseja melhorar a classificação de seu site nos mecanismos de busca.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre este recurso incrível, o que é Schema Markup, como ele pode melhorar o SEO de seu site e como você pode implementá-lo em sua estratégia de SEO.

Introdução ao Schema Markup: O que é e como funciona?

O Schema Markup é uma maneira de adicionar meta dados às páginas do seu site, tornando-o mais fácil para os mecanismos de busca entenderem o que cada página contém e como ela deve ser exibida nos resultados de busca.

A inclusão dos Schema Markup nos meta dados às páginas do seu site é feito através de marcações HTML adicionais que permitem aos mecanismos de busca entenderem melhor o conteúdo da página e como ela deve ser exibida nos resultados de busca.

Esses meta dados adicionais incluem informações como o tipo de conteúdo (por exemplo, se é uma receita, um evento ou uma avaliação), informações de data e hora, imagens, vídeos e muito mais.

O Schema Markup é uma iniciativa conjunta do Bing, Google, Yahoo e Yandex e é baseado em um vocabulário comum chamado Schema.org. Isso significa que, independentemente de qual mecanismo de busca está sendo usado, o Schema Markup será entendido e poderá ser usado para melhorar a classificação do seu site.

Como o Schema Markup melhorar a classificação nos resultados das pesquisas?

Como o Schema Markup melhorar a classificação nos resultados das pesquisas:

Quando os mecanismos de busca entendem melhor o conteúdo de suas páginas, eles podem exibir essas páginas de forma mais relevante e precisa nos resultados de busca. Isso pode ajudar a aumentar o tráfego para seu site, pois as pessoas estarão mais propensas a clicar em seus resultados.

Além disso, o Schema Markup também pode ajudar a aumentar o engajamento do usuário. Por exemplo, se você marcar sua página como uma receita, os mecanismos de busca podem exibir uma imagem da receita, bem como a classificação e o número de avaliações diretamente nos resultados de busca. Isso pode ajudar a aumentar a probabilidade de as pessoas clicarem nos seus resultados, pois elas verão que sua página tem informações valiosas e relevantes.

Como implementar o Schema Markup em seu site ou blog?

Existem várias maneiras de implementar o Schema Markup em seu site. Uma das maneiras mais simples é usar um gerador de código Schema, como o Google’s Structured Data Markup Helper. Essa ferramenta permite que você selecione o tipo de conteúdo que deseja marcar e, em seguida, adicione as informações relevantes às suas páginas.

Se você trabalha com WordPress, uma excelente opção para incluir os Schema Markup são os Plugins de SEO um dos melhores plugins e mais bem organizados na minha opinião é o Rank Mach,

O Rank Mach é um plugin super completo com diversos recursos que pode ajudar você nas tarefas de SEO do seu dia dia.

Outra opção é adicionar o código Schema manualmente às suas páginas. Isso pode ser feito adicionando tags HTML específicas ao código de suas páginas. É importante notar que, ao fazer isso, é crucial verificar se o código está correto e não contém erros. Caso contrário, os mecanismos de busca poderão não ser capazes de entender seus meta dados.

Exemplos de tipos de dados que podem ser marcados com Schema

Existem muitos tipos diferentes de dados que podem ser marcados com Schema Markup, incluindo:

  • Informações de eventos, como data, hora, localização e ingressos disponíveis
  • Receitas, como ingredientes, tempo de cozimento e classificação, muito usado em sites de receitas
  • Informações de estabelecimentos comerciais, como horário de funcionamento, endereço e número de telefone, toda empresa deveria ter este Schema configurado no seu Site/Blog
  • Avaliações, como classificação e comentários, fundamental para blogs e sites de produtos, este Schema exibe a opinião dos seus visitantes nos resultados de busca
  • Informações de mídia, como imagens e vídeos, este é outro Schema que todo artigo deve ter, vai ajudar a se destacar da concorrência
  • Existem muitos outros como passagens aéreas, resultados de jogos e inclusive calculadoras.

Dicas e melhores práticas para o uso do Schema Markup em sua estratégia de SEO

Dicas e melhores práticas para o uso do Schema Markup em sua estratégia de SEO

  1. Certifique-se de marcar todas as páginas relevantes com Schema Markup. Isso inclui páginas de produtos, páginas de categorias, páginas de receitas, páginas de eventos, entre outros.
  2. Certifique-se de que suas marcações Schema estão corretas e sem erros. Caso contrário, os mecanismos de busca poderão não ser capazes de entender seus meta dados.
  3. Teste seu código Schema usando ferramentas como o Google’s Structured Data Testing Tool para garantir que ele esteja funcionando corretamente, esta ferramenta também esta disponivel no Google Search Console.
  4. Monitorar seu desempenho Schema Markup com ferramentas de análise como o Google Search Console para ver como as suas páginas estão sendo exibidas nos resultados de busca e identificar quaisquer problemas.
  5. Mantenha seu Schema Markup atualizado e otimizado para garantir que esteja sempre de acordo com as últimas tendências e recomendações dos mecanismos de busca.
  6. Use o Schema Markup em conjunto com outras técnicas de SEO, como otimização de conteúdo, otimização de velocidade e otimização para dispositivos móveis, para obter o melhor desempenho possível.

Conclusão sobre o Schema Markup

Em resumo, Schema Markup é uma técnica valiosa para melhorar o SEO de seu site, ajudando os mecanismos de busca a entender melhor o conteúdo de suas páginas e exibindo-as de forma mais relevante e precisa nos resultados de busca.

Implementando essa técnica corretamente, e usando-a em conjunto com outras estratégias de SEO, você pode esperar ver um aumento no tráfego e engajamento do usuário em seu site.

Leia Também estes artigos complementares

Como maximizar a Indexação de seus Artigos nos Mecanismos de Busca?

Tudo sobre as Web 2.0 e as 70 Webs 2.0 mais usadas em SEO

O que é SEO off Page e como fazer corretamente?

Especialista em SEO – A Arte de Dominar os Mecanismos de Busca

O que é SEO on Page e como fazer corretamente?

SEO Local, Como fazer? 8 Dicas para Melhorar o SEO Local!

YouTube SEO, Como Otimizar seus Vídeos e Seu Canal do YouTube?